02 de outubro de 2020 • 3 min de leitura
Básico ao Avançado S01E09
Curso básico ao avançado S01E09
Olá dev!
Tudo bem com vocês? Hoje iremos botar a mão na massa, dando os primeiros passos para criar nossa API. Como pré-requisito iremos precisar do Node.JS que aprendemos o que é e como instalar no último post. Espero que estejam empolgados como eu estou... Acredito que essa parte de construir nossa API deva levar algo entorno de 3-4 posts. Vamos aprender bastante conteúdo legal. Como instalar dependências, usar o código no localhost, criar nossas rotas, conectar nosso banco de dados, utilizar o insomnia... enfim, serão muitos assuntos super importantes. Segue video da primeira parte:
Primeiros passos...
Bom para começar eu recomendo que já criem uma conta no site do Mongo.DB. Ele será nosso banco de dados que utilizaremos mais pra frente. Para criar conta é bem simples, no vídeo eu explico, zero complicações e totalmente gratuito. Após criar a conta iremos deixar ela de lado para no futuro podermos acessar.
Como explicado no vídeo, a stack que utilizaremos é o MERN, muito famosa no mercado de desenvolvimento.
Stack é o conjunto de tecnologias escolhidas para criação de nossa aplicação
MERN significa:
- Mongo.DB: Banco de dados não SQL
- Express.JS: Framework para aplicações web para Node.js feito para construir aplicações web e API's
- React.JS: Biblioteca de JS com foco em criações de interfaces de usuários em páginas web
- Node.JS: Run time de JS que executa códigos a nível de back-end e front-end
No nosso back-end utilizaremos o Node.JS e o Express.JS, conectando eles ao Mongo.DB.
Mais pra frente veremos como usar o React.JS para tornar nossas aplicações em algo estético.
O terminal...
Para então sentirmos o gostinho do projeto funcionar vamos abrir nosso terminal. Se tiverem no Windows basta abrir o cmd, como já ensinei em outros posts. Nessa hora eu recomendo que criem uma pasta somente com os projetos de vocês. Para fazer isso quando abrirem o terminal basta criar uma pasta com um nome que vocês lembrem, algo como Desenvolvimento.
Para fazer isso é simples, basta digitar "mkdir Desenvolvimento". A pasta então foi criada, para entrar nela é só escrever "cd Desenvolvimento". Dentro dessa pasta, a partir de agora, vocês irão criar todo tipo de aplicação que precisarem.
Dentro da pasta Desenvolvimento escrevam "mkdir primeira-api". Esse foi o nome que dei para esse projeto, mas podem nomear como quiserem. Novamente escrevam "cd primeira-api" para mudarem pra pasta desse projeto.
Por fim, escrevam "npm init -y". Esse comando irá criar o package.json. O package.json é uma espécie de manifesto, nele iremos ter diversas informações de nossa aplicação, inclusive podemos escrever configurações dentro dele.
Com isso podemos abrir nosso VSCode com o "code ." ou abrir manualmente e escolher a pasta.
Primeiras dependências...
Com o VSCode aberto, vamos abrir o terminal dele, e baixar nossas dependências. Para baixar dependências com o NPM é simples, precisamos escrever:
npm install nomeDaDependencia
Como vimos, precisaremos baixar
- express
- mongoose
- nodemon
- cors
- envdot
Ficando assim: npm install express mongoose nodemon cors envdot
Com isso ira aparecer a pasta node_modules e a package-lock.json.
A primeira é a pasta com todas as dependências que baixamos e todos os arquivos necessários para nossas dependências funcionarem.
O segundo é a nossa árvore de dependências, é com ela que nossa aplicação saberá quais dependências foram baixadas, as suas configurações e afins. A gente não mexe nesse arquivo. E ele é extremamente importante.
Se preparando para o pior...
Também cito no finalzinho do vídeo que em caso de perdermos a pasta nodemodules basta darmos "npm install" que tudo irá voltar, isso ocorre graças ao package-lock,json, ele tem todas as informações para reconstruir nossa nodemodules.
Por hoje é isso...
Minha ideia foi repartir essa API em vários vídeos menores. Acho que fica melhor de se absorver, invés de um vídeo gigante e denso. Nos próximos posts iremos aprender sobre configurações no package.json, como começar nosso server no localhost, imports, configurações gerais e como criar nossa primeira rota. Espero que tenham gostado! Forte abraço!